Uma empresa SIMPLES Nacional que compra mercadoria (uso ou consumo com substituição fora do estado)



11/06/2012


Uma empresa SIMPLES Nacional que compra mercadoria (uso ou consumo com substituição fora do estado) deve recolher substituição referente a essa mercadoria?

Com o advento dos decretos 52.104, 52147 e 52148 de 2.007, houve alterações significativas no que tange ao pagamento do diferencial de alíquota para as MEs e EPPs, passou a ser considerada como fato gerador do ICMS a entrada de mercadoria em estabelecimento optante do SIMPLES Nacional oriunda de outra Unidade da Federação (art. 2º, XVI do RICMS/00, na redação dada pelo Decreto Nº 52.104/07).

Observe-se que o referido artigo não excetua qualquer tipo de aquisição, portanto é fato gerador do imposto a entrada de qualquer mercadoria, seja qual for a sua destinação em estabelecimento de contribuinte optante do SIMPLES Nacional ou seja, não estará restrito apenas uso e consumo, ativo imobilizado conforme dispõe o artigo 117, deverá pagar o diferencial de carga tributaria qualquer entrada de mercadoria proveniente de outro estado.
Foi acrescentado ao art. 115 do RICMS/00 o inciso XV-A para disciplinar a forma e prazo de pagamento da diferença de carga tributária.

Fonte: Consultoria Fiscalmatic



SP formaliza apoio às mudanças na tributação do comércio eletrônico
Locação de carro não gera crédito de PIS e Cofins
Beneficiamento - Vidros
Perguntas e respostas frequentes relativos a ECF x NF-e
Senado aprova MP que corrige em 4,5% tabela do IR


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Setor de Programação