Imposto de Renda – Pessoa Física



25/05/2011


Imposto de Renda – Pessoa Física


Pedimos sua especial atenção para o assunto acima referenciado.

 

Recentemente foi concluída com êxito a entrega da sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011, ano base 2010. A sua prestação de contas com o “leão” com certeza foi efetuada com a eficiência e os cuidados que esse assunto requer.

 

Gostaríamos de ressaltar que a Declaração é apenas um ato final de “acerto” de contas da sua “vida” tributária perante o fisco federal.

 

Para um bom planejamento tributário e um acerto de contas satisfatório, onde você possa evitar os riscos da malha fina e outras complicações com o “leão”, é importante planejar e organizar-se durante todo o ano.

 

Assim pedimos atenção para os seguintes procedimentos:

 

Ø Planejar a aquisição de bens e as aplicações com os devidos ganhos realizados!

Ø Como você pode programar a renda financeira disponível para esses eventos?

 

Há  as seguintes opções:

 

a)    Recolhimento mensal do carnê leão;

b)   Melhorar a retirada do pró-labore;

c)    Programar a retirada de lucro isenta;

d)    Recebimento de doações e heranças;

e)    Ganhar na loteria;

f)     Efetuar empréstimos;

g)   Outras rendas, etc.

 

É importante também ressaltar que alguns eventos requerem cuidados imediatos, exemplos:

 

Ø Recebimento de aluguel (de outra pessoa física) mensalmente, em montante superior a R$ 1.566,61 deve recolher no mês seguinte ao recebimento o carnê-leão, referente ao imposto de renda incidente sobre esse valor;

 

Ø Recebimento de pensão alimentícia, a mesma observação anterior. Verificar possibilidade de receber a pensão por cada filho(a), com seu respectivo CPF (Não há limite de idade para se obter o CPF).

 

Ø Venda de bens: tais como ações, quotas, veículos, imóveis, etc; que na obtenção de ganho deve-se recolher no mês seguinte o imposto de renda conhecido por IR sobre Ganho de Capital.

 

Ø Pagamento do Imposto de Renda em parcelas. Neste caso, observar que deve ser feita atualização do valor mensalmente, com base na taxa SELIC, mais 1%. Na dúvida, consulte-nos para orientá-lo.

 

Ø Outros cuidados:

 

a)  Na aquisição, exemplos:

 

ü Veículos  quando novo, guardar uma cópia da nota fiscal e a forma como foi pago; quando usado, guardar uma cópia do CRTV devidamente preenchido;

 

ü Imóveis  guardar o contrato de compromisso de compra e venda ou escritura, bem como a forma como esta sendo pago se for a prazo (parcelas do carnê) ou se for construção própria guardar os comprovantes e elaborar uma planilha anual dos gastos;

 

ü Consórcio – guardar o contrato bem como as parcelas pagas durante o ano;

 

ü Ações em bolsa – para cada nova aquisição, guardar a nota de negociação/corretagem;

 

 

b) Na venda/troca/alienação, exemplos:

 

ü Imóvel – cópia da matricula atualizada após a venda, compromisso de venda e compra e forma de recebimento;

 

ü Veículos  cópia do CRTV devidamente preenchido;

 

ü Ações  cópia da nota de negociação/corretagem.

 

Obs: nos casos de venda/alienação/troca – fazer contato imediatamente, pois havendo ganho de capital o imposto deverá ser recolhido até o mês seguinte.

 

c)    Gastos nos cuidados com a saúde: (médicos, dentista, psicólogo, fisioterapeuta, clinicas, hospitais, etc.) Para “aproveitar” a dedutibilidade desta despesa faz-se necessário alguns cuidados mínimos, a saber:

 

ü Exigir o comprovante de pagamento do gasto (nota fiscal, recibo médico, etc.) em seu nome ou de seu dependente legal, inclusive com a anotação do seu CPF e o do profissional que lhe prestou o serviço;

 

ü Plano de saúde - separar os valores dos gastos de cada beneficiário. Solicite no mês de janeiro do ano seguinte ao seu plano de saúde que lhe envie um resumo anual em separado para cada usuário;

 

Esclarecemos ainda que atualmente a Receita Federal do Brasil possui vários instrumentos de cruzamento de informações que possibilitam uma análise mais apurada de cada contribuinte de todo o território nacional.

 




Uma empresa SIMPLES Nacional que compra mercadoria (uso ou consumo com substituição fora do estado)
SP formaliza apoio às mudanças na tributação do comércio eletrônico
Locação de carro não gera crédito de PIS e Cofins
Beneficiamento - Vidros
Perguntas e respostas frequentes relativos a ECF x NF-e


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Setor de Programação