Base já fala em correção maior de tabela do IR



05/04/2011


Base já fala em correção maior de tabela do IR

05/04/2011

Petista propõe que reajuste seja de 5,5%

Aliado da presidente Dilma Rousseff, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) apresentou uma proposta de reajuste da tabela do Imposto de Renda de 5,5% para este ano.
A emenda do petista é um exemplo da dificuldade que o governo pode ter para aprovar na Câmara a medida provisória reajustando a tabela em 4,5% até 2014.
O risco inflacionário é a principal alegação do deputado, por isso ele também quer suprimir as previsões para os próximos anos. Zarattini diz ainda que a inflação de 2010 foi maior do que os 4,5%.
"[A medida provisória] foi um equívoco do Ministério da Fazenda. Temos que ter uma política tributária no mínimo neutra", afirmou.
Para ter sua emenda aprovada, o deputado pode contar com o apoio da oposição. A proposta do DEM é de correção da tabela pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que daria em um índice de 6,47%.
Já o PSDB propõe 5,9%. Uma das possibilidades é que eles se unam em torno do um índice comum.
A hipótese preocupa o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). "O embate no IR será maior do que no mínimo", afirmou.
Em fevereiro, o governo conseguiu aprovar o projeto de reajuste do salário mínimo com relativa facilidade.
O prazo para apresentação de emendas à medida provisória do Imposto de Renda acabou ontem. No final do dia, cerca de 50 já haviam sido apresentadas. O texto passa a trancar a pauta do plenário no meio de maio.

 

Fonte: Folha de São Paulo




Uma empresa SIMPLES Nacional que compra mercadoria (uso ou consumo com substituição fora do estado)
SP formaliza apoio às mudanças na tributação do comércio eletrônico
Locação de carro não gera crédito de PIS e Cofins
Beneficiamento - Vidros
Perguntas e respostas frequentes relativos a ECF x NF-e


Mídia Marketing Direcionado - 2010
Setor de Programação