Integração do Empregado na Empresa



INTEGRAÇÃO DO COLABORADOR NA ORGANIZAÇÃO

Júlio César Zanluca 

Um novo funcionário necessita de tempo para se adaptar a nova filosofia empresarial, a cultura empresarial e às políticas de recursos humanos. 

Também existe a necessidade de adaptação ao novo chefe imediato, aos novos colegas de trabalho, bem como assimilação do ambiente e clima organizacional. 

O processo de integração consiste em aplicação de informações e treinamento intensivo ao novo colaborador, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo. 

ETAPAS DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO 

1.      Apresentação das Políticas de Recursos Humanos.

2.      Apresentação das Normas de Segurança.

3.      Apresentação dos produtos ou serviços da organização, bem como sua história e atuação no mercado.

4.      Visitação aos principais setores da organização.

5.      Encaminhamento do novo colaborador ao setor. 

APRESENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS 

Sugere-se que cada novo colaborador receba os regulamentos internos da organização, constando o que se espera dele (tolerâncias à faltas, atrasos, etc.) e quais são os benefícios que terá, e como utilizá-los (convênios, concursos). 

Tais normas, de preferência, devem estar escritas. O empregado assina um recibo que comprove que recebeu e leu tais normas. Assim, não poderá alegar, no futuro, desconhecer as políticas de recursos humanos. 

Mas não basta entregar o documento ao novo empregado. É importante apresentar os principais pontos, destacando-os. Este trabalho pode ser feito por um dos colaboradores do próprio setor de RH. Nos cargos executivos, sugere-se que a apresentação seja personalizada, feita diretamente pelo Gestor. 

Informa-se outros aspectos primordiais, como sistema de vale-transporte e vale-alimentação ou localização do refeitório, etc. 



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